Descrição
Sumário dos livros que compõem o Pacote Promocional Crítica Literária 1
Livro 1 – Ler Drummond hoje
Apresentação
Susana Scramim e Luciana di Leone
Poesia e modernismo: pré-lógica, formal, dialética e pós-lógica
Raúl Antelo
Antes e depois de “O grande jantar mineiro”: em torno de algumas imagens da alimentação e da comensalidade na lírica drummondiana
Vagner Camilo
Carlos Drummond de Andrade: um ex-poeta, um poeta perturbado, um poeta precário
Alberto Pucheu
O mínimo e o monumento. Os Versos de circunstância de Carlos Drummond de Andrade
Luciana di Leone
Jornalismo feito prosa e poesia. O tempo e a palavra nas crônicas de Carlos Drummond de Andrade
Valentina da Silva Nunes
Fractal: reencontros com a máquina ou Da iluminação
Elisa Tonon
A máquina d(e escrever)o mundo
Tiago Hermano Breunig
Caderno de frustrações de um sobre-vivente: o exílio do citadino contemporâneo na ilha da palavra
Luciana Tiscoski
Entre a potência de dizer e a potência de agir. Posições políticas da poesia de Carlos Drummond de Andrade frente ao fascismo
Susana Scramim
Sobre os autores
Livro 2 – A porta Morgana: ensaios sobre poesia e tradução
Prefácio
Enrico Testa
Introdução
Às voltas com Giorgio Caproni
Patricia Peterle
Nota
Livorno, Gênova, Roma: experiências marcantes
Eu genovês de Livorno
Gênova cidade de gesso
Sob o Gianicolo
As ruazinhas do genovesato
Lugares da minha vida e notícias da minha poesia
Laboratório poético I: sobre poesia
Trabalhar, trabalhar, produzir
Escrita pré-fabricada e linguagem
O quadrado da verdade
A precisão dos vocábulos, ou seja, a Babel
Versos como utensílios
Os poemas são objetos?
A poesia e as crianças
O papel do ator jovem
Objetos e não mais hieróglifos
Poesia clara e obscura
Sobre a poesia
Laboratório poético II: sobre os outros
Um poeta friulano, Pier Paolo Pasolini
Os “líquens” de Camillo Sbarbaro
Encontro com um poeta: Pier Paolo Pasolini
Destino do dialeto
Apontamentos
Desertores os poetas?
A corrente ligústica da nossa poesia.
Uma paisagem não picturável
A corrente ligústica da nossa poesia: Ceccardo Roccatagliata Ceccardi e Mario Novaro
A corrente ligústica da nossa poesia: Giovanni Boine, Camillo Sbarbaro, Eugenio Montale
A corrente ligústica da nossa poesia: Angelo Barile e Adriano Grande
No aniversário de La capanna indiana: [A cabana indiana] de Attilio Bertolucci
Le ceneri di Gramsci [As cinzas de Gramsci] de Pier Paolo Pasolini
Agora que Umberto Saba se foi
Vocativo [Vocativo] de Andrea Zanzotto
A vocação de Antonio Machado
Il taccuino del Vecchio [O caderno do Velho] de Giuseppe Ungaretti
Poemas de Camillo Sbarbaro
Nel magma [No magma] de Mario Luzi
As respostas de Vittorio Sereni
Sobre Giuseppe Ungaretti, a palavra aos poetas
Em suas líricas reencontrava também a minha Ligúria
Laboratório poético III: sobre tradução
Pão e “bread”
O Valéry de Mario Tutino
Problemas de tradução
Divagações sobre traduzir
Livro 3 – Exame de consciência de um literato
Prefácio
A I Guerra Mundial e os intelectuais italianos
Andrea Lombardi
Esame di coscienza di un letterato
Exame de consciência de um literato
Renato Serra
Nota à tradução
Andréia Guerini e Andréia Riconi
Sobre os autores e tradutores
Livro 4 – Entre a descrença e a sedução: releituras do mito de Dom Juan em Álvares de Azevedo e Castro Alves
Nota prévia
Apresentação
D. Juan nos trópicos — Por Eliane Robert Moraes
Capítulo 1 — O mito de Don Juan
1.1 — As origens de Don Juan e sua transformação em figura mítica
1.2 — A ressignificação do mito no século XIX
1.2.1 — O mito de Don Juan e o ideal amoroso em E. T. A. Hoffmann
1.2.2 — O sedutor seduzido: Don Juan, de George Gordon Byron
1.2.3 — «Une ombre vaine»: Namouna (1832), de Alfred de Musset
1.2.4 — A consolidação de Don Juan como personagem romântico
1.2.5 — Uma visão crítica sobre o mito de Don Juan: o ensaio de Kierkegaard
Capítulo 2 — Álvares de Azevedo sob a máscara de Don Juan: o artista, o ideal e o desdobramento do ser
2.1 — Considerações sobre a configuração do amor na obra de Álvares de
Azevedo
2.2 — Razões para o diálogo com o mito
2.3 — Os interlocutores de Álvares de Azevedo na construção do mito
2.4 — A compreensão interna do mito
2.5 — A aspiração ao ideal e a constatação de sua ausência
2.6 — Don Juan e o artista romântico
2.7 — A posição do Eu diante de Don Juan: o desdobramento do ser
Capítulo 3 — Castro alves: renovação da poesia romântica e diálogo com o mito de Don Juan
3.1— A construção de um sedutor em D. Juan ou a prole dos Saturnos
3.2 — A retórica da sedução
3.3 — A multiplicidade amorosa
3.4 — A efemeridade do sentimento amoroso
3.5 — A concepção de morte
Capítulo 4 — Poéticas em confronto: a recepção do mito de Don Juan por Álvares de Azevedo e Castro Alves
4.1 — Os sedutores de Noite na taverna e D. Juan ou a prole dos Saturnos
4.2 — A dimensão noturna do mito: afinidades entre Álvares de Azevedo e Castro Alves
4.3 — Morte e renascimento: duas leituras do idílio amoroso de Don Juan, de Byron
Referências bibliográficas
Sobre a autora
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