A editora

A Rafael Copetti Editor se propõe a publicar títulos acadêmicos do campo das humanidades com potencial de grande impacto cultural e, em especial, das seguintes disciplinas: arquitetura, arte, cinema, comunicação, educação, estudos literários e culturais, filosofia, psicanálise, além de títulos de literatura em prosa e verso.

Focada na difusão do conhecimento e da leitura, a editora já publicou dezenas de títulos relevantes no cenário artístico, literário e acadêmico com o apoio de diversas universidades e agências de fomento brasileiras e estrangeiras e, também, em parceria com professores, autores e tradutores.

Além disso, todas as publicações da Rafael Copetti Editor são avalizadas por seu conselho editorial, composto por professores doutores que integram o quadro permanente de docentes de algumas das mais prestigiadas universidades brasileiras e estrangeiras e, eventualmente, por pareceristas ad hoc.

Nosso percurso delineou-se entre 2009 e 2012 quando o editor Rafael Zamperetti Copetti cursava o Doutorado em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi durante este período que ele teve pela primeira vez contato com o fazer editorial. Primeiro, como membro da equipe de editores da revista Anuário de Literatura, revista esta dedicada à publicação de textos acadêmicos dos discentes do curso. Da revista ao livro não tardou. Depois, Rafael teve a oportunidade de co-organizar o livro Pintura e escultura futuristas, coletânea de textos do artista italiano de Umberto Boccioni.

Tendo participado de diversas etapas da produção deste livro, desde a seleção dos textos até a revisão de provas, estava instalado o desejo de tornar-se um profissional do livro. Finalizado seu doutoramento em 2012, foi o momento de começar a colocar em prática seu desejo de atuar como editor. A partir daí, foram diversos cursos específicos para formação de editores, realizados sobretudo em Porto Alegre e São Paulo, cidade esta em que depois de muito planejamento e dedicação fundou a editora em 2013. O lançamento do primeiro título, Ablativo, do premiado ensaísta e poeta italiano Enrico Testa, ocorreu em 12 de março de 2014 em evento realizado com a presença do autor na Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo. Em fins de 2019, cinco anos após a primeira publicação e depois de ter editado dezenas de títulos acadêmicos e de literatura, a sede da editora é transferida de São Paulo para Florianópolis.

Atualmente, além de livros avulsos, a Rafael Copetti Editor possui três coleções:

  • Coleção Atemporais: dedicada à publicação dos clássicos da literatura universal e da ensaística em edição econômica de bolso;
  • Coleção Instantâneos: coleção de bolso ultra-econômica e com design inovador, dedicada à publicação de textos literários ou ensaísticos breves abrangendo o panorama mundial;
  • Coleção Transtextos: dedicada à publicação de títulos no campo dos Estudos da Tradução, em suas diversas vertentes críticas e teóricas.

Convidamos você a explorar nosso catálogo e nos acompanhar no Facebook e no Instagram.

Parceiros

Logo UDESC